bagagem de mão é a bagagem transportada pelo passageiro a bordo do avião. As companhias aéreas definem rigidamente a quantidade, as dimensões e o peso. É sempre indicado consultar o site da companhia aérea com a qual você vai viajar, para evitar surpresas.

Atenção! A partir do dia 10 de abril de 2019, as companhias aéreas brasileiras começarão a fiscalizar as dimensões e o peso das bagagens de mão com mais rigor.

Recomendações

  55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) é o limite das dimensões permitidas pela maioria das linhas aéreas.

  10 kg é o limite de peso permitido pela maioria das companhias de baixo custo e companhias aéreas regulares.

  1 peça por pessoa é, geralmente, a quantidade permitida de bagagem de mão.

Atenção!

  Líquidos (cosméticos, bebidas) na bagagem de mão podem ser transportados em recipientes de plástico com o volume máximo de 100 ml, cada um. Todos os recipientes devem caber em um saco de plástico transparente e não devem exceder o volume de um litro, se somados. Dos limites descritos, se aplicam duas exceções: alimentos para bebês e medicamentos necessários durante o voo.

  As companhias aéreas podem multar seus passageiros por ultrapassarem os limites de dimensões ou peso da bagagem de mão. Por isso, é preciso seguir exatamente as determinações.

 – Se a sua bagagem de mão ultrapassar o limite de dimensões ou de peso permitido, pode ser despachada como bagagem registrada dentro dos limites concedidos, mediante taxa.

  A partir de 30 de junho de 2018, para viagens internacionais para os Estados Unidos, substâncias semelhantes a pó com mais de 350 ml devem ser despachadas e, dependendo de seu conteúdo, podem ser proibidos.

Objetos adicionais na bagagem de mão

Algumas companhias aéreas permitem também o transporte de 1 item pessoal, que pode ser levado a bordo do avião, junto com a bagagem de mão. Este item deve ser alocado embaixo do assento a frente. Para voos com origem no Brasil, as dimensões máximas permitidas deste item costumam ser de 45 cm x 20 cm x 35 cm (largura, profundidade, altura).

Alguns exemplos de item pessoal permitido por algumas cias aéreas:

  Bolsa com notebook (eventualmente contendo o carregador e o mouse);

  Máquina fotográfica (à parte, numa bolsa com o equipamento fotográfico, ou na bolsa com a bagagem de mão);

  Outros aparelhos eletrônicos pequenos (telefone, mp3, tablet);

guarda-chuva;

  Materiais de leitura;

  Bolsas femininas.

IMPORTANTE: Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada.